Português do Brasil English
Devin no Facebook  Devin no Twitter  RSS do Site 
Programas    

s3cmd: mandando arquivos para a Amazon S3


Comentários  6
Visualizações  
189,988

Quando a computação em nuvem da Amazon Web Services surgiu, um dos primeiros produtos a serem oferecidos foi o S3, que permite armazenar arquivos em um storage distribuído. No S3, cada arquivo é um objeto compartilhado entre vários servidores, distribuindo entre eles cópias de segurança.

Existem algumas maneiras para se manipular um storage S3. A AWS fornece uma interface API para conversar com seus serviços, e é através desta API que diversos programas conversam com o S3. Inclusive, o próprio gerenciador web é feito em cima dessa API principal. Por ser uma API pública, qualquer pessoa pode fazer programas ou interfaces para trabalhar com o S3.

Conheça o s3cmd…

Leia mais

Programas    

Backup e restauração de partições com sfdisk


Comentários  3
Visualizações  
468,543

Particionar o disco é algo que todo usuário de Linux deve ter passado, principalmente nas primeiras instalações de Linux (que não foram em uma VM, hehehe). O particionamento é algo básico que usamos até hoje para dividir o disco em várias áreas para armazenar dados diferentes em cada uma delas. No caso de servidores Linux, muitos criam diversas partições, cada uma como um diretório diferente do sistema (/, /usr, /tmp, /var, e por aí vai). Apesar de hoje em dia se utilizar bastante o LVM (Logical Volume Management) para facilitar a vida criando partições mais dinâmicas, mesmo assim tem que haver um particionamento básico no disco.

Muitos de nós aprendemos que o programa fdisk serve para fazer o particionamento do disco de forma fácil e interativa. Mas de vez em quando há uma grande necessidade de se fazer isso automaticamente, ou seja, particionar o disco via comando ou um shell script. É aí que entra o sfdisk, que é basicamente uma versão scriptável do fdisk. Com ele, dá pra fazer algumas coisas úteis que não conseguíamos de forma prática com o fdisk…

Leia mais

Programas    

AWS API Tools – Instalando e usando (Java)


Comentários  0
Visualizações  
178,033

A Amazon Web Services é um serviço de computação em nuvem que, entre muitas funcionalidades, disponibiliza uma API para consultar e controlar todos os recursos de uma conta. O próprio AWS Management Console (a interface deles) usa a API para funcionar. Apesar dessa interface web ser funcional e bem prática, às vezes queremos usar a API em outros lugares, como: aplicações, shell scripts, terminal… Para estes casos, os desenvolvedores da AWS disponibilizam diversas ferramentas para a API, dentre elas um conjunto de programas feitos em Java, que se chamam comumente de AWS API Tools (ou AWS CLI Tools).

Esta dica cobre, como exemplo, as ferramentas Java para gerenciar alguns dos serviços AWS.

Leia mais

Programas    

ssh: problemas com sessões ssh inativas?


Comentários  6
Visualizações  
35,841

Os usuários e administradores de sistema que acessam servidores remotos através de sessões SSH podem conhecer bem o fato: depois de algum tempo sem fazer nada na sessão do ssh (por exemplo: enquanto come um sanduíche ou joga uma partida de Starcraft 2), a conexão cai e tem que ser refeita: usuário, senha, abrir esse ou aquele arquivo, tudo de novo. Multiplicando isso por várias sessões que um administrador de sistema costuma manter ao mesmo tempo, acaba virando algo chato, uma dor de cabeça. Mas existe uma solução para que esse problema não ocorra com tanta frequência…

Leia mais

Programas    

Tratamento de imagens com ImageMagick


Comentários  12
Visualizações  
45,855

O ImageMagick é uma poderosa ferramenta em modo texto para tratar imagens em suas diversas formas: converter, redimensionar, criar, editar, cortar, juntar, editar cores e mais um bilhão de funcionalidades. De vez em quando eu me deparo com algumas necessidades bem específicas, como por exemplo: redimensionar todas as fotos que eu tirei dos bêbados da noite passada, pra eu por em algum lugar sem ter que precisar dar upload de 3MB por foto. Este tutorial se torna então uma referência para algumas das tarefas que podemos fazer com imagens usando o ImageMagick. E além disso, vou sempre tentar expandir o conteúdo quando for surgindo mais tarefas, assim como eu faço na página de Comandos Linux. Obtendo a ferramenta Antes de mais nada, é necessário obter a ferramenta ImageMagick, que consiste em vários programas (comandos) separados, cada um com uma função (o bom e velho modo Unix de fazer as coisas). O site do ImageMagick é o seguinte: http://www.imagemagick.org/ Você pode pegar uma versão em código-fonte e compilar manualmente, o que é um pouco mais demorado de se instalar. Se você usa Windows, baixe diretamente a versão instalável (binária) para Windows. Mesma coisa para o caso do MacOS X. Se você [...]

Leia mais

Programas    

Gerenciando MySQL com o phpMyAdmin: Usuários


Comentários  36
Visualizações  
179,115

Uma vez instalado o phpMyAdmin, como descrito em um artigo anterior, é hora de aprender a mexer no programa como um todo. Por ser uma ferramenta bastante completa, este tutorial vai satisfazer dois nichos: os que não sabem nada de MySQL e vão aprender a mexê-lo com o phpMyAdmin; e os que já sabem MySQL e vão aprender a usar a ferramenta.

Leia mais

Programas    

Gerenciando MySQL com o phpMyAdmin: Instalação


Comentários  21
Visualizações  
123,855

No primeiro de uma série de tutoriais sobre o phpMyAdmin, vamos aprender aqui como instalar esta poderosa ferramenta e como configurá-la corretamente para termos todos os recursos disponíveis e utilizá-la depois.

Leia mais

Programas    

Instalando o Webmin


Comentários  21
Visualizações  
46,403

Aprenda a fazer a simples instalação do Webmin, um poderoso gerenciador de computador via Web feito em Perl. Ótimo para administrar máquinas e servidores remotamente.

Leia mais

Programas    

VIM: Como associo um novo tipo de extensão com um novo syntax highlight?


Comentários  0
Visualizações  
4,717

Quando o Vim carrega o arquivo, ele verifica em suas configurações que tipo de cores de sintaxe ele vai carregar para cada tipo de extensão. A configuração está localizada no arquivo filetype.vim, encontrado no diretório de arquivos de configuração do vim. Este diretório vai depender muito da sua distribuição, e da versão do próprio vim que você estiver utilizando. Um exemplo seria: /usr/share/vim/vim61/filetype.vim Mas se você não estiver com muito saco para sair procurando pelo arquivo de diretório em diretório, busque pelo arquivo filetype.vim. Olhando inicialmente para ele, parece meio dificil, mas você só vai precisar alterar coisas mínimas. Use o bom senso e veja o exemplo: Antes: ” HTML (.shtml for server side) au BufNewFile,BufRead *.html,*.htm,*.shtml setf html Depois: ” HTML (.shtml for server side) au BufNewFile,BufRead *.html,*.htm,*.shtml,*.tpl setf html Aqui eu adicionei a extensão .tpl (de templates) para que use as cores de sintaxe do HTML. Agora vamos supor que você queira associar a extensão .sex ao arquivo de sintaxe ecchi.vim: au BufNewFile,BufRead *.sex setf ecchi O arquivo ecchi.vim terá todas as especificações de cores, e terá que fica no subdiretório syntax/, dentro do diretório do vim que citei um pouco acima. E por último, caso você queira [...]

Leia mais

Programas    

Configurando o MRTG


Comentários  8
Visualizações  
61,483

Como configurar o MRTG para analisar o tráfego de seu roteador, e gerar gráficos em tempo real a partir dele.

Leia mais