Português do Brasil English
Devin no Facebook  Devin no Twitter  RSS do Site 
Changelog    

Este é o changelog do Devin. Não contém outras informações além de atualizações do site (código e funcional).

Experimento: Amazon AWS São Paulo

Hoje o Devin foi migrado para a Amazon AWS São Paulo (sa-east-1) para testar o desempenho. O legal é que o site está rodando todo no free tier da AWS, utilizando apenas uma instância EC2 t1.micro e uma instância RDS micro. Para aguentar acessos nesse tipo de hardware, o site está agora por trás de um Varnish e grande parte dos itens estáticos (imagens, css, javascript, etc) estão com um Expires de uma semana no navegador do usuário, além de um cache de 1 hora do lado do servidor varnish. Este experimento irá acabar apenas quando o free tier acabar ou tivermos problemas com desempenho.

Neste primeiro dia, tudo foi um sucesso! O tempo de resposta do servidor caiu bastante (chegamos a 0.066s) e a carga do servidor é sempre baixa por causa do Varnish. Vamos que vamos!

Lista de tags nas páginas individuais

Agora as páginas individuais possuem uma lista de tags, que fica bem abaixo das informações do autor.

Block notes shortcode

Ao escrever um post, agora é possível criar blocos estilizados com conteúdo. Estes blocos podem ser usados para atrair a atenção do leitor como um aviso, nota, cuidado e por aí vai. Para usar, basta utilizar o shortcode da seguinte forma:

[blocknote type="tipo"]conteúdo[/blocknote]

Onde “tipo” é o tipo do bloco estilizado, que vai aparecer no titulo e mostrar o ícone. O ícone fica no diretório /images/icon_$tipo.png.

Exemplos:

[blocknote type="nota"]Isto é uma nota[/blocknote]

Fica:

icon nota Block notes shortcode
NOTA

Isto é uma nota

[blocknote type="aviso"]Isto é um aviso[/blocknote]

Fica:

icon aviso Block notes shortcode
AVISO

Isto é um aviso

O site ressurge como novo!

Depois de muita ansiedade e preparação, o novo site Devin surge! A proposta é continuar trazendo tutoriais completos e de qualidade para o pessoal, o que vem sendo feito desde 2001. O ano de 2013 tem muito o que oferecer para isso, então vamos lá e mãos à obra!