Hugo Cisneiros (Eitch), hugo arroba devin ponto com ponto br
Versão 4.0, 2006

The Linux Manual

6.1. Conectando via Modem Discado (Dial-Up)

Índice

6.1.1. Considerações iniciais
6.1.2. Conectando com o wvdial
6.1.3. Conectando com o minicom
6.1.4. Conectando com o kppp

Cá entre nós, modem discado é dose hein? Quem aqui já não passou por essa fase? Eu costumo abominar esse tipo de coisa, pois além de ser sempre mais caro e menos produtivo, só dá dor de cabeça! Mas temos que ver que não é todo lugar que existe banda larga né? Então para quem utiliza esse tipo de conexão, mãos à obra! Existem vários meios de se conectar pela Internet com um modem discado comum. Também, dependendo do tipo de distribuição você tem diversos assistentes e utilitários que lhe auxiliam na tarefa. Como existem tantos, estou colocando aqui apenas os mais comuns e os que sei é claro.

[Importante] Importante

Antes de mais nada, saiba qual é o seu modem. Quero dizer, existem dois tipos de modems: Modems normais e modems desgraçados. Os modems normais seguem um padrão e têm seu funcionamento todo feito na placa, obviamente são muito bons para a tarefa que realizam. Estes tipos de modems já estão prontos para utilizar no Linux, sem precisar fazer nada de anormal. Tá instalado na máquina, tá funcionando!

Por outro lado existem os modems desgraçados, que são os famosos WinModems e SoftModems. Como o nome já diz, eles são ruins. A única vantagem deles é que são mais baratos e por isso ficaram muito populares no Brasil. Estes modems desgraçados não seguem um padrão, tem instruções próprias e ainda roubam um pouco do seu processador para funcionar, tornando a máquina (mesmo às vezes que pouco) mais lenta. Por essas coisas eles precisam de drivers especiais comedores de cérebros de crianças e os fabricantes também não ajudam abrindo as especificações pros desenvolvedores livres. Isso faz com que seja muito mais difícil você configurar este modem no Linux. Talvez as instruções aqui não funcionem muito bem de primeira, pois o modem não pode estar reconhecido ou configurado corretamente. Então eu recomendo procurar por tutoriais específicos sobre o modelo do te modem, assim você pode configurar numa boa.

Sim, tem algumas pessoas que dizem que hoje em dia, com o alto poder de processamento, pode-se colocar tudo no processador... Mas isso seria totalmente legal se os fabricantes disponibilizassem os métodos para se usar os modems de forma livre né?

6.1.1. Considerações iniciais

TODO

6.1.2. Conectando com o wvdial

TODO

6.1.3. Conectando com o minicom

TODO

6.1.4. Conectando com o kppp

TODO