Português do Brasil English
Devin no Facebook  Devin no Twitter  RSS do Site 
Linux    

Instalando o ZipSlack


Comentários  1
Visualizações  
6,058

Para quem quiser experimentar uma distribuição Linux simpleszinha, como o Slackware, o ZipSlack é bom porque não necessita de reparticionamento, e aqui vai um tutorial de como fazer esta instalação.

O Zipslack é uma mini-distribuição gerada a partir do Slackware. Esta distribuição na verdade é um mini-slackware, com 100MB de tamanho. É ideal para quem quer testar o básico do Linux, pois não requer nenhum reparticionamento no seu HD, e tem suporte a tudo como se fosse um Linux normal (e não é?). Para fazer essa façanha, o Zipslack se instala na sua partição DOS e usa um sistema de arquivos especial, chamado UMSDOS. Todos os principais programas que você precisa estão inclusos nesta distribuição.

Uma outra distribuição gerada a partir da idéia do Zipslack é o Bigslack. As instruções de instalação servem para estas duas distribuições, já que elas são quase a mesma coisa. A diferença entre estas duas distribuições é que o Bigslack é uma versão maior do Zipslack, ou seja, não tem apenas 100MB. Na verdade o Bigslack é a distribuição Slackware, para se instalar numa partição DOS (justamente como o Zipslack, usando sistema de arquivos UMSDOS).

A instalação é bem simples e você provavelmente não vai encontrar nenhum problema com ela. Primeiramente você terá de obter os arquivos compactados (em .zip) do Zipslack ou Bigslack. Estes arquivos contém exatamente todos os arquivos que estarão na sua distribuição. Você pode pegar nos seguintes endereços:

Os requerimentos mínimos para a instalação são bem poucos… Você precisará de no mínimo um 386 com 16MB de RAM. Caso você queira instalar numa máquina que tenha apenas 4MB de RAM, você pode pegar um patch que cria um arquivo swap (de memória) e ajuda com a memória RAM. O patch está disponível no endereço:

http://public.ftp.planetmirror.com/pub/slackware/slackware/zipslack/fourmeg.zip.

Todos estes arquivos citados para download estão no FTP ibiblio.org, você pode também (e é recomendado) usar mirrors para este FTP. A página de mirrors está localizado no seguinte endereço:

http://www.slackware.com/getslack/

Que inclusive contém alguns mirrors aqui no Brasil. Para instalar o Zipslack você precisará de no mínimo 100MB, e para o Bigslack, 850MB.

Para instalar é só você descompactar estes arquivos .zip que você pegar na raiz do seu HD. Por exemplo, você descompacta no C: ou no D:, ou seja lá o que for. A descompactação irá criar um diretório linux/ dentro desta sua raiz com todos os arquivos da distribuição. É extremamente necessário que você coloque na raiz, para ficar C:\linux (por exemplo), senão não funciona direito.

O próximo passo para você começar a usar é bootar o seu sistema. A instalação já foi feita, então você só precisará agora carregar o kernel e usar à vontade! Para fazer isso você tem duas alternativas: 1. Bootar com o loadlin; 2. Bootar com um bootdisk. Bootando com o loadlin pode ser legal, mas você terá de ir para o DOS toda vez que quer entrar no Linux. Com o bootdisk, você coloca o disquete na inicialização e ele já boota. Vamos aprender aqui os dois métodos…

Para usar o loadlin (bem prático), você terá de editar o arquivo linux.bat que vai ser descompactado no diretório linux/ dentro da raiz do seu HD (C:, D:, etc). Edite este arquivo, e veja as linhas “root = /dev/xxxx”. Esta linha vai determinar ao loadlin aonde o seu Linux está instalado, então coloque a partição. Na maioria dos casos é /dev/hda1 (quando instalado no C:). As linhas que contiverem um “rem” no começo, são linhas comentadas e ignoradas pelo loadlin, então seguindo o exemplo, ficaria assim:

rem root=/dev/sda1
rem root=/dev/sda2
rem root=/dev/sdb1
root=/dev/hda1
rem root=/dev/hda2
rem root=/dev/hdb1
...

Adapte o exemplo acima conforme suas necessidades. Salve o arquivo linux.bat e tudo está pronto! Simplesmente execute o linux.bat e você terá o seu Linux prontinho para usar! Só para complementar, o linux.bat é apenas um script que vai rodar o programa loadlin. Se você quiser rodar manualmente o programa, você deve apenas executar o comando:

loadlin vmlinuz root=/dev/hda1 rw

Com o bootdisk, o processo é um pouco diferente… Você terá de pegar a imagem do disquete e o programa rawrite, para escrever esta imagem em um disquete. Aqui estão os lugares para pegar:

Logo após pegar estes dois arquivos, você só tem de escrever a imagem com o rawrite. O comando para isto é:

Inicie o computador e coloque o bootdisk para ele bootar. No prompt de boot você terá de executar o comando “mount root=/dev/hda1 rw, e com isso já poderá usar o seu sistema!

Se você instalou o Zipslack e está insatisfeito porque não vem muita coisa nele (não vem nem o ambiente gráfico), você pode instalar estes ambientes através do comando “installpkg pacote.tgz”. Este pacote.tgz é o formato dos pacotes do Slackware, então você pode pegá-los da distribuição oficial Slackware e instalar no seu Zipslack à vontade. Lembre-se que o Bigslack é diferente e já tem todos estes programinhas instalados. Um bom lugar para obter os pacotes e alguns exemplos de pacotes bons para pegar estão disponíveis no endereço:

Se estiver instalando apenas para testar o Linux, aproveite muito! Mas recomendo você instalar uma distribuição nativamente mesmo, pois o UMSDOS é um pouco mais lento que o sistema de arquivos do Linux (ext2, ou ReiserFS). Não perca a oportunidade de instalar vários tipos de distribuições!


Comentários  1
Visualizações  
6,058


TagsLeia também

Apaixonado por Linux e administração de sistemas. Viciado em Internet, servidores, e em passar conhecimento. Idealizador do Devin, tem como meta aprender e ensinar muito Linux, o que ele vem fazendo desde 1997 :-)


Leia também



Comentários

Uma resposta para “Instalando o ZipSlack”

  1. angelo valente disse:

    Salve!

    Auero dizer que seus tutoriais são ótimos,me tiraram de muitas dificuldades,mas é claro que existem aquelas que permanecem.

    Tenho windows xp em hda1 e jogo o slack lá mesmo ou uso espaço vazio ,que tenho de sobra dos 40gyga uso apenas 13 ou 15…Apenas colocar não vai anular minha partição do xp?

    Desde já agradeço.

    AFV

Deixe uma resposta