Hugo Cisneiros (Eitch), hugo arroba devin ponto com ponto br
Versão 4.0, 2006

The Linux Manual

10.1. Sobre o autor

Hau! Eu sou o Eitch!

Me chamo Hugo Costa de Alemão Cisneiros, mas o encurto sempre para Hugo Cisneiros :) Quem diabos sou eu? Eu posso até mesmo ser um ser de outro planeta disfarçado de humano para conquistar o mundo, como também posso ser apenas um babaca normal no meio de tanta gente! Mas prefiro dizer que sou uma pessoa comum (bem, nem tanto comum...), que tem seus defeitos, mas que não deixa de ser alguém que faça alguma diferença. Às vezes pareço mais chato que tudo neste mundo, mas se você me conhece bem sabe que eu sou mais chato ainda ^_^ Brincadeira, eu não sou tão chato à esse ponto... Chego a ser extrovertido demais algumas vezes... O que eu acho muito bom, assim não sou chato! :P

No momento em que estou escrevendo este texto, estou com 21 anos, já é quase Natal (e eu ainda não terminei isso, hunf!) e estou trabalhando em Brasília (cidade infeliz) faz uns 9 meses.

Eu sou uma pessoa estranha... Minha vida é um total paradoxo de tudo com tudo, mas por outro lado isso é normal, são tantas pessoas que são assim por aí, né? Por onde eu começo? Hummm... Bem, eu sempre gostei de informática, computadores, programas e essas coisas, mas às vezes gosto de outras coisas também, mas isso são outros quinhentos :PEu também sou amante das músicas no estilo Metal, curto pra caramba e confesso que se eu não ouvir freqüentemente, eu acabo ficando depressivo ;_; Em contra-partida, eu também amo sons com violino e músicas japonesas, principalmente aquelas com as vocalistas femininas que têm as vozes mais fininhas e lindas! Tudo haver hein? Eu também odeio mulheres! Mas sem elas, eu não vivo né? Mesmo as odiando, eu as amo ^_^ Quer ver outra coisa bizarra? Eu adoro escrever, adoro mesmo, mas odeio ler. Minha última professora de literatura não conseguiu entender como isso pode ser, mas é assim mesmo :) Atualmente venho me esforçado para começar a gostar de ler... Também falam que eu sou inteligente, a ponto de ter criado tanta coisa útil para todo mundo aqui na Internet (o tlm, alguns programinhas, textos, tutoriais, ajudando e outras coisas), por fazer várias coisas legais por aqui na minha cidade e tudo mais. Mas inteligente, eu? Aí fica difícil! Eu não fiz teste de QI, mas eu confesso que o meu é baixo! Minha memória é a de um velhinho de 90 anos (sem brincadeiras) e pra ajudar na minha grande inteligência eu repeti de ano três vezes seguidas no 1o. Ano. Legal isso né? O_o

Como comecei com Linux? Hummmmm... É uma longa história! Eu e um colega meu chamado Davi Medeiros (F0X) em Aracaju, víamos aqueles hackers todos que usavam Linux. Meu sonho na época, como muitos garotos de 13 anos que mexem com computadores e Internet, era invadiar a NASA! E eu só poderia fazer isso com Linux, né? Um sistema para hackers!

Então depois de um probleminha com o computador de F0X, agente veio fazer como cobaia o meu... Instalar o Linux no meu bom e velho Pentium 100. Compramos um CD do Slackware 96 num cara que vendia Warez. Foram um dos 10 reais mais bem gastos da história! Eu não ia baixar um CD completo em um modem 14.400, né?

Ele já até trouxe o bootdisk e rootdisk bonitinhos já prontos! Começamos a instalar de manhã (umas 10:00)... Qual foi o 1o. problema? Simplesmente meu CD-ROM não era reconhecido pelo Linux... É mole? O que fizemos? Ficamos pedindo ajuda no IRC...

Como não deu em nada, agente começou a fazer nossas ninjarias. Resolvemos o problema copiando os arquivos do cd-rom para o HD no Windows mesmo e instalando a partir desse HD montado... Foi difícil aprendermos tantas coisas na hora, mas a necessidade faz as pessoas.

Esse foi o único problema de muitos que eu não lembro... Foi uma instalação bem difícil. A "operação" durou mais ou menos 8 horas. Quando finalmente instalamos, ficamos parados no prompt do bash... E agora??? :))) Ficamos mexendo com os comandos ls e cd, executando arquivos e etc.

Já eram umas 6 horas da tarde, F0X foi pra casa e eu fui pro shopping que ia ter um IRContro lá.... demais :) E então ficou aquele gostinho de usar o Linux... Mas só tinha um problema: eu não sabia usar nada! Além de que tudo estava em inglês e na época eu não sabia muito inglês. Continue? YES? NO! GAME OVER :) (Quem joga videogame sabe essas palavras em inglês muito bem)

No IRContro, um dos donos do canal (que cuidava de um provedor com Linux) me recomendou a lista linux-br e então entrei na antiga linux-br (ficava na OpenLine senão me engano) e aprendi bastante lá! Se não fosse a lista, eu não era nada, já que não existia nada de documentação em português sobre Linux.

Contei esta história no Fórum Internacional Software Livre (FISL) e fiquei satisfeito em saber que tanta gente tinha gostado do meu manual e tanta gente aprendeu ao longo do tempo com ele!

E pra terminar, confira a minha primeira mensagem para a linux-br na seguinte URL:

http://www.devin.com.br/eitch/nostalgia/primeira_msg.html

Se você leu tudo isso até aqui, parabéns! Agora você conhece muitas inutilidades sobre minha pessoa ;-) Minha página:

http://www.devin.com.br/eitch/