Copyright© 1998 Hugo Cisneiros, [email protected]
Versão 3.4

Logo to the Linux Manual



Limpo, claro e definitivo: 	O Linux NÃO é UNIX.
					O Linux É *um* Unix.
Você deve estar pensando? Que loucura... mas calma, não é bem assim :-)

O UNIX é uma marca registrada do Unix Lab (parece que andou mudando de nome e até fechado. Alguem sabe algo mais certo ? ). Todos os sistemas baseados naqueles códigos são chamados de uma forma geral de UNIX.

O Linux foi escrito desde o inicio pelo Linus Torvalds e não contem nenhuma linha de codigo do UNIX. Mas o Linux foi escrito para ser conforme o padrao POSIX, que deve ser o padrão da API (Application Programming Inteface) Unix, que em última análise pode ser resumido (forcando um pouco a barra) como sendo as chamadas do sistema. Por isto se diz que o Linux é *um* Unix (não UNIX ). Tem uma diferença sutil aí.

Por causa da API POSIX, do conjunto de utilitarios (FSF/GNU em sua maioria) e do uso do X-Windows ( XFree ) o Linux é tao parecido com o UNIX que existem empresas que usam o Linux para desenvolver para UNIX que não seja o dela mesma ( por exemplo a IBM e a Microsoft ). Veja que a Microsoft está tentando tranformar o NiceTry em um Unix ( ela espera que algum dia no futuro seja um Unix melhor que o Unix - algo assim como o Linux ;)), e para isto está aproximando-o do padrao POSIX.




Índice anterior |  Página Principal