Por que morrer é tão ruim?

Semana passada eu fiquei doente. Começou com uma simples inflamação na garganta, coisa que tenho há vários e vários anos e até já me acostumei. Mas no meio do processo parece que a coisa piorou, eu não devo ter me cuidado direito (ou sei lá) e eu fiquei realmente mal. Felizmente depois de uma semana as coisas melhoraram um pouco, apesar de eu ainda ter sequelas 😛

Uma das coisas mais chatas de ficar doente é que eu não consigo fazer nada. É, tenho que ficar na cama dormindo ou pensando, porque olhar pra qualquer tela eletrônica me dá dor de cabeça. Num de meus devaneios “doentis” (double combo!) na cama, fiquei pensando no que aconteceria se eu morresse. O engraçado é que diferente de muita gente, eu tenho um pensamento muito diferente sobre a morte… Eu aprendi a considerar a morte algo legal.

“Credo, o cara virou suicida”, você pensa. Mas não é bem assim… Para mim, “viver é ducaralho”, só o fato de viver mesmo. A vida em sí já é massa e interessante. O próprio conceito “vida” é um conceito único num universo infinitamente gigantesco. O “viver é ducaralho” foi uma frase que meu amigo Rafael soltou um dia desses lá na sala enquanto conversávamos sobre um assunto parecido e eu concordei.

Eu acho a vida muito legal sim, principalmente porque realmente minha vida é muito legal, ela é praticamente bem completa e perfeita. Tenho tudo o que preciso, salvo as futilidades que eu estou planejando ainda pro futuro, como uma Harley Davidson, uma mansão da playboy particular e milhares de mulheres aos meus pés. Eu evito a morte, mas se eu morrer, e daí? O que eu tenho de me preocupar?

“Um guerreiro deve cultivar o sentimento de que ele tem tudo o que é preciso para a jornada extravagante que é sua vida. O que conta para um guerreiro é estar vivo. A vida em si mesma já é suficiente, auto-explicativa e completa” Don Juan – A Erva do Diabo, de Carlos Castañeda.

A questão é: quando eu morrer, não vou ter mais nada com o que me preocupar. Nada. Isto porque eu acredito que quando a gente morre é isso que acontece, um grande nada. Sua consciência deixa de existir e você simplesmente não tem mais nada pra fazer, nem pensar. Eu não sei porque diabos as pessoas acham isso tão ruim… Ah, sei sim, é que as pessoas realmente gostam de se prender a alguma coisa 😛 Elas se prendem à outras pessoas, à algumas manias, à alguns gostos, à alguma idéia, à alguma religião. Isso é legal e as mantém sãs. Talvez a vontade de viver, a juventude e essas coisas, são as principais forças que fazem as pessoas serem assim. Mas nenhuma vida é eterna, então eu vou é deixar de ser burro e encarar a realidade.

Quero viver bastante, fazer muitas coisas legais, fazer a minha parte para deixar o mundo um pouco melhor para as pessoas também. Mas quando eu morrer, vou adorar! Não vou precisar fazer mais nada, vou entrar de férias permanentes até de pensamento! Uma espécie de Nirvana eterno! E se isso não é comfortante, o que é então?

A Morte em Sandman
A Morte em Sandman

Publiquei uma continuação deste post, meses depois: Update: Por que morrer é tao ruim? [2]

48 Comments on “Por que morrer é tão ruim?

  1. Eu acredito na permanência do meu ser após a minha morte, logo não espero morrer até realizar certas metas. Me preocupo com o como, com as pessoas, com a memória, com a minha herança para o mundo (coisas de leoninas).

    Olha publiquei mais um texto do Namorando Nerds!

    beijos e q bom q está bom!

  2. Cara vc ta certo a vida e dura e divertida mais com o tempo aas pessoas cansam e preferem esperar o seu fim com muito intusiasmo por que ja viveram e fizeram tudo que queriam assim deixando para proximas geraçoes a fazerem algo pelo mundo igual os ante passsados.

    Seu morrer antes de ficar velhinho estarei feliz por que cada pessoa tem o seu tempo de vida!.
    XP

  3. acho que morrer naum e taum ruim assim…por outro lado acho que é uma boua coisa,pq?as pessoas que naum estaum mais afim de viver,bem e com esse pensamento q a morte naum se torna taum assustadora assim!mas antes de morrer ate q gostaria sim de realizar coisas, ter bens materiais!

  4. Rs… Seria interessante a vida finalizar com a morte.
    Seria interessante eu não ter que viver e conviver com os meus erros após morrer.
    Seria interessante simplesmente meu corpo apodrecer no e se juntar aos meus antepassados apenas pela tranformação da materia.
    Seria interessante eu poder viver intessamente cada segundo da minha vida sem precisar pensar que terei que pagar por cada atitude errada quando a mesma finalizar.
    Mas e se os cristão estiverem mesmo certos? e se existir realmente o conceito de céu e inferno? e se a vida não acabar aqui? e se um dia todos nós tivermos que enfrentar o julgamento de um DEUS todo-poderoso?
    Esse tipo de pergunta as vezes me intriga, deveria eu ser norteado pela certeza de morrer e tudo acabar ou pela fé cega de umas poucas experiencias ritualisticas Cristã-judaicas emotivas e exasperadas?
    Bom blog, bom site bom conteudo Eitch…Gratz
    Já o acompanho a um tempim mas só hoje resolvi sair do anonimato… saushsuahsausah

  5. Poxa, amei seu texto… eu tenho tido muito medo da morte ultimamente, por estar com uns problemas de saúde, mas de repente eu pensei… morrer todos vamos, eu não vou é morrer de medo nem ficar fazendo exames terríveis para evitar o que um dia será inevitável. Só li o seu artigo hoje, procurando no google… onde você escreve sobre a morte.

    Abração,

    Verinha Rath – da Alemanha.

  6. @Arrais:

    Eu duvido muito que os cristãos estão certos 🙂 Mas isso vai de cada um. Eu particularmente acho que são apenas mecanismos para deixar a mente sã. Eu não curto fé cega, então prefiro muito mais acreditar no desconhecido do que numa entidade onipotente.

    E sabe, taí um motivo pra não achar a morte tão ruim, matar essa curiosidade infinita sobre o que é a morte! hahaha

    @Verinha:

    Não se esqueça que a vida é boa e por si só já é suficiente, como diz a citação que eu gosto. Eu acho que não devemos ter medo da morte, mas também não devemos rejeitar a vida 😉 Cada um ao seu tempo.

    @dilza:

    Será que viver pra sempre seria legal? Eu particularmente acho que iria enjoar! Pra sempre é muito tempo! 😛

  7. acho que, sinceramente, se a morte não fosse uma incerteza todos sairiam fora dessa vida entediante e sofrida.
    ninguém faz isso por medo…medo do desconhecido.

  8. A sei la… mano tipo tenho um grande medo da morte tipo chegar antes de eu estar preparado… ter minha vida finalizada…sem poder realizar tudo o que eu pretendo…
    e sinceramente acho que vai apagar com se fosse um monitor quando se desliga so o preto nada mais…e se depois que eu viver pensando que to fudido quando morrer que num tem porra nenhuma pra mim em alguem lugar… e curti a vida e os cristaos estiver certo e eu me fude com algum ser unipotente la
    mais duma coisa tenho certeza vamos morrer certeza nao sou o primeiro nem vou ser o unico entao que se foda que venha quando vinher espero ter feito bastante coisa nesse mundo grande num morrendo de gripe suina nem nada que me deixe debilitato por anos em cama ta firmeza kkk abrazz

  9. Olha cara nao tenha tanta certeza assim dessas férias permanentes e nem de que nao vai precisar fazer mais nada…
    hehehe…porque não sabes o que se passa depois da morte, não é mesmo?

  10. Se acreditar no nada, então não há porque temer nem a vida nem a morte. Mas, se acreditar num processo contínuo de mudanças, então é bom repensar a vida e a morte. Pois observando a história do universo vemos que tudo se modifica e tudo se interliga. Assim é a vida e a morte de qualquer ser material. A vida é uma grande oportunidade de crescimento e amadurecimento, pois se acreditar na existência da alma ou em evolução ou em princípios matemáticos, físicos ou químicos, não há porque ter causa sem consequência; início sem meio nem fim. A vida deve ser vivida com alegria e responsabilidade. Já a morte é o fim de um ser material, que teve um início, um meio (que pode e deve ser bem vivido) e um fim. Mas a morte também pode ser início de uma nova existência encadeada com o que fizemos… Assim sendo nunca procure a morte nem provoque mortes.

  11. O grande nada de quando morremos que falo é o vazio da nossa consciência de si próprios. Em outras palavras, quando morrermos, nossa energia (aka alma) continuará a fluir por aí afora, se interligar e até interagir com o resto das forças do universo, mas com certeza não teremos a consciência disso: por isso é um “nada”. É pré-potência demais acharmos que nossas consciências serão sempre eternas.

    Por isso, viver a vida da melhor maneira possível é saber aproveitar esse fato extraordinário que é termos a consciência de si próprios.

  12. Não podia deixar de emitir minha opinião à respeito do assunto,ora debatido.

    Penso que a morte seja algo bastante simples, ou seja, acaba-se todos os sentidos e imediatamente voce se transforma em uma matéria, como qualquer outra, desprovida de qualquer tipo de energia.

    Mesmo com esse “achismo”, não me acovardo diante dos problemas meus e porque não dizer, de todos. Entendo que nosso papel aqui, em nossa vida, é tentar acrescentar mais conhecimento, para que as novas gerações tenha um crescimento ainda maior que nós tivemos, só assim voce deixará seu legado. É o que penso neste momento, possa ser que mude de opinião algum dia.

    Bom, enquanto o final não chega, e espero que demore muito, vou continuar na minha labuta, ou seja, pregando sempre a educação e o respeito entre as pessoas.

  13. MORRER È RUIM PRA QUEM NÃO CONHECE O FIM
    kkkkkkkkkk!! vcs são muito inocentes!!!, me desculpe estar sendo meio grosseiro, mas a maioria de vcs não sabem muita coisa sobre a vida

    e muito menos da vida espiritual, porque? porque são MATERIALISTAS!! e como toda criança que não sabe do que fala, confudem a causa

    com o efeito e acabam falando besteiras, confundindo as coisas. Não me prendo a regras da religião também, não sou um alienado religioso

    anti-cético como gostam de dizer e muito menos sofro de qulquer ilusão, mas dizer que “aceito a morte como tem que ser” é um ato de

    liberdade psicológica e corajoso é ridículo!!, ele diz “porque ficarei aliviado de tudo”, típicos dizeres de covardes. Ele não tem medo da morte,

    mas tem medo da eternidade? ele diz poder se confortar com a finalidade da morte sendo o fim, mas porque tbm tem medo da eternidade,

    então como pode-se dizer corajoso?, pessoalmente eu tenho experiência sobre fatos comprovados que existe vida após a morte SIM

    SENHORES! não existe isso de encarar a morte com naturalidade, isso é só um mecanismo natural para o protótipo de ateu descrente

    orgulhoso se confortar com o seu desconhecido, não existe coragem que encare a morte do seu ser consciente com a razão dura e

    desconhecida dos céticos, não adianta disfarçar com coragem dizendo: morreu! acabou! todo mundo tem medo da morte sim, mas somente os

    que não sabem o que vêm depois e nem procuram saber por causa das suas vidinhas fúteis do dia-a-dia, sendo apenas materialistas.
    Vcs nunca ouviram falar ou foram a centro espíritas?, receberam ordens premonitórias em sonhos, nunca pensam porque cientistas não

    descobriram todos os mistérios do cérebro, pois dizem que somos somente isso!, e de talentos inatos vindos de outras vidas reencarnatórias,

    porque um bebê foi salvo debaixo de um trem e o outro debaixo de um prédio desabado em um terrremoto?, nunca leram os livros de Allan

    Kardec, o livro dos espíritos, o evangelho segundo o espiritismo, que comprova mais do que nunca os erros de interpretação que a Bíblia traz

    sobre as questões da vida, da morte do inferno e do céu, nunca leram um livro espírita de Chico Xavier? ou por acaso vão dizer que médiuns

    praticam charlatanismo ou sofrem de delírios coletivos que os fazem acreditar que tem alguém falando com eles sem ver, consciências

    humanas eternas, puras e livres da matéria carnal que se manifestam em fenômenos até mesmo físicos. Eu, já cansei de ver e até falei com

    espíritos e temho consciência como resposta para os muitos céticos de que não estava delirando, e sem margem de erros comprovam sem

    dúvida a eternidade da nossa consciência após á morte, a vida após a morte, e há relatos de vivência destes espíritos em cidades-colônias

    parecidas com as nossas aqui, que a igreja com seus homens imbecis chamam de céu criando um painel ilusório de que tudo lá é as 1000

    maravilhas, sim, mas lugar de trabalho e resignação.

    A essência do espírito não tem nada a ver com o que ainda pouco sabemos aqui sobre a matéria, porque espírito vem de Deus, é a nossa vida

    após a morte, muito mais poderoso e inteligente, por tudo isso nos limitamos a dizer que somos um cérebro, e o nos confundimos com esse

    órgão, um pedaço de carne cinzenta, dentro dessa caixa chamada crânio, que movimenta membros e costumes e nada mais do que isso.

    Espírito é inteligência, a carne também é, porque ambos vêm de Deus e sua gloriosa providência, então os confundimos, por fim, o que

    chamamos de alma é a evolução do espírito junto carne nas ordens corretas da orbe e parte tudo isto de um princípio inteligente, mas ateus

    céticos dizem que um dia você vai morrer e sua consciência vai sumir com todas as suas memórias e nunca mais vai aparecer de novo, um

    homem que define-se assim, pela crença dele, só existe uma vida como algo material apenas, como podemos definir uma coisa quando não

    temos termos de comparação e com uma linguagem insuficiente? Pode um cego de nascença definir a luz? Imaterial não é bem a palavra,

    incorpóreo seria mais exato, porque devemos compreender bem que o espírito, sendo uma criação, deve ser alguma coisa. É uma matéria

    puríssima, mas sem comparação ou semelhança para nós, e tão etérea que não pode ser percebida pelos nossos pobres sentidos. É

    lamentável que nós em nossa infinita ignorância ainda pensamos como certos amigos ai e esquecemos dos nosso verdadeiro “ser”.

    Acredito que qualquer esforço que este homem tenha feito para tentar entender o que é Deus e suas leis e mistérios santificados foi em vão,

    porque ele sempre parece levar as coisas para um lado muito materialista e “realista”, mas o que ele sabe ser “real” é o seu status social, ohh!!

    – eu sou mais um dos poucos realistas!, ser ateu é melhor!, é cool!, do que ser teísta, queremos nos diferenciar dos outros, arrebentar a

    caçamba, não sigo aquelas leis idiotas da oração e posso pecar ou não á vontade, sem ressentimento, posso ser livre e não preciso me

    auto-flagelar com dolorosas culpas de leis divinas das religiões, ser livre, inclusive matar se quiser, sem culpa, a moral dos homens faz parte do

    instinto da seleção natural e não temos que ter culpa em passar por cima dos fracos e suas alegorias para vencermos na vida, aliás, esta é

    apenas passageira e dá pra contar várias piadas de duplo sentido e respostas que não tem base senão na própria ignorância e levar com eles

    criaturas com as mesmas idéias e freqüências de pensamento. Esse tipo de homem, pensa em Deus como “Papai-do-Céu-das-Nuvens”,

    engana-se com detalhes, com vícios de linguagem e de pensamento, um velho de barba branca que toma conta das coisas aqui na Terra, que

    aponta erros e nos manda para o céu ou para o inferno de acordo com o que fazemos aqui,
    MAS ENTÃO QUEM ESTÁ SENDO REALISTA?

  14. RESPOSTA 2:

    Do Evangelho se gundo o Espiritismo:

    Vivemos, pensamos e operamos – eis o que é positivo. E que morremos, não é menos certo. Mas, deixando a Terra, para onde vamos? Que seremos após a morte? Estaremos melhor ou pior? Existiremos ou não? Ser ou não ser, tal a alternativa. Para sempre ou para nunca mais; ou tudo ou nada: Viveremos eternamente, ou tudo se aniquilará de vez? É uma tese, essa, que se impõe. Todo homem experimenta a necessidade de viver, de gozar, de amar e ser feliz. Dizei ao moribundo que ele viverá ainda; que a sua hora é retardada; dizei-lhe sobretudo que será mais feliz do que porventura o tenha sido, e o seu coração rejubilará. Mas, de que serviriam essas aspirações de felicidade, se um leve sopro pudesse dissipá-las?
    Haverá algo de mais desesperador do que esse pensamento da destruição absoluta? Afeições caras, inteligência, progresso, saber laboriosamente adquiridos, tudo despedaçado, tudo perdido! De nada nos serviria, portanto, qualquer esforço no sofreamento das paixões, de fadiga para nos ilustrarmos, de devotamento à causa do progresso, desde que de tudo isso nada aproveitássemos, predominando o pensamento de que amanhã mesmo, talvez, de nada nos serviria tudo isso. Se assim fora, a sorte do homem seria cem vezes pior que a do bruto, porque este vive inteiramente do presente na satisfação dos seus apetites materiais, sem aspiração para o futuro, e ainda tem gente que se diz confortável com isso!
    Diz-nos uma secreta intuição, porém, que isso não é possível.
    Pela crença no nada, o homem concentra todos os seus pensamentos, forçosamente, na vida presente e material. Logicamente não se explicaria a preocupação de um futuro que se não espera. Esta preocupação exclusiva do presente conduz o homem a pensar em si somente, de preferência a tudo: é, pois, o mais poderoso estímulo ao egoísmo, e o incrédulo é conseqüente quando chega à seguinte conclusão: Gozemos enquanto aqui estamos; gozemos o mais possível, pois que conosco tudo se acaba; gozemos depressa, porque não sabemos quanto tempo existiremos.
    Ainda conseqüente é esta outra conclusão, aliás mais grave para a sociedade: Gozemos apesar de tudo, gozemos de qualquer modo, cada qual por si: a felicidade neste mundo é do mais astuto.
    E se o respeito humano contém a alguns seres, que freio haverá para os que nada temem?
    Sò a miséria e a infelicidade

    pOR FAVOR leiam mais pra não falarem besteiras por ai
    “Todo homem morre, mas nem todo homem vive”
    William Wallace

  15. RESPOSTA 3:

    para Hugo Cisneiros (Eitch)

    O grande nada de quando morremos que falo é o vazio da nossa consciência de si próprios. Em outras palavras, quando morrermos, nossa

    energia (aka alma) continuará a fluir por aí afora, se interligar e até interagir com o resto das forças do universo, mas com certeza não teremos

    a consciência disso: por isso é um “nada”. É pré-potência demais acharmos que nossas consciências serão sempre eternas.
    Por isso, viver a vida da melhor maneira possível é saber aproveitar esse fato extraordinário que é termos a consciência de si próprios.

    Isto é pré-potência pra vc Hugo porque vc não consegue ver isso como uma causs simples, como eu vejo, mas baseia-se somente e sempre

    em experimentos céticos. Hugo vc está confundindo as causas e efeitos.

    Aqueles que acreditam na doutrina da alma que adentra o vazio do universo após a morte como um “nada” pretendem nela encontrar sem

    querer a demonstração de alguns atributos de Deus. Sendo os mundos infinitos, Deus é, por isso mesmo, infinito; não havendo o vazio ou o

    nada em nenhuma parte, Deus está, portanto, em toda parte; Deus, estando por toda parte, uma vez que tudo é parte integrante de Deus, dá a

    todos os fenômenos da natureza uma razão de ser inteligente. O que se pode opor a esse raciocínio? – A razão. Reflita maduramente e não

    será difícil reconhecer o absurdo desta idéia. Esta doutrina, faz de Deus um ser material, que é o que pensam os ateístas, embora dotado de

    uma inteligência suprema, seria em tamanho grande o que nós somos em tamanho pequeno. Uma vez que a matéria se transforma sem parar,

    se assim for, Deus não teria nenhuma estabilidade, Digo então que a vida estaria sujeito a todas as mudanças e variações, a todas as

    necessidades da humanidade, e lhe faltaria um dos atributos essenciais da Divindade: a imutabilidade.

    E o que falar da evolução. As coisas evoluem sim como o glorioso cientista Darwin descobriu, mas na evolução se encontram coisas

    maravilhosas que são somente entendidas senão pelo poder inteligente de um princípio poderoso. Cada pequeno detalhe de grandes coisas

    que verificamos na nossa vida, na natureza, não pode e nem poderá melhorar e representar-se em suprema perfeição ao infinito senão por um

    trabalho poderoso nascente de uma ordem primária. Evolução é inteligência como Darwin descobriu, é ordem, organização em todo limite de

    tempo, não pode surgir do “acaso-nascente”, pois este é mutável, sim, mas mutável em vias da desorganização, não poderíamos entender este

    tipo de mutabilidade, que destino ela tomaria senão até mesmo o completo desprogresso, a volta para o nada por razão alguma. A evolução é

    mutável, sim, mas pela organização e por fim sabemos aonde ela vai dá, sabemos isso de coração, na perfeição!
    Não se pode imaginar que são as mesmas, as propriedades da matéria e a essência de Deus, sem o rebaixar na nossa concepção. Todas as

    sutilezas do sofisma não conseguirão resolver o problema na sua natureza íntima. Não sabemos tudo o que Deus é, mas sabemos o que não

    pode deixar de ser, e a teoria do panteísmo está em contradição com suas propriedades mais essenciais; ela confunde o criador com a

    criatura, exatamente como se afirmasse categoricamente que uma máquina engenhosa fosse parte integrante do mecânico que a concebeu.
    A inteligência de Deus se revela em suas obras como a de um pintor em seu quadro, mas as obras de Deus não são o próprio Deus, assim

    como o quadro não é o pintor que o concebeu e executou. O homem, não podendo se fazer Deus, quer pelo menos ser uma parte dele.

    A este sistema podem opor-se inumeráveis objeções, das quais são estas as principais: não se podendo conceber divindade sem infinita

    perfeição, pergunta-se como um todo perfeito pode ser formado de partes tão imperfeitas, tendo necessidade de progredir? Devendo cada

    parte ser submetida à lei do progresso, força é convir que o próprio Deus deve progredir; e se Ele progride constantemente, deveria ter sido, na

    origem dos tempos, muito imperfeito.

    E como pôde um ser imperfeito, formado de idéias tão divergentes e ignorantes, conceber leis tão harmônicas, tão admiráveis de unidade, de

    sabedoria e previdência quais as que regem o Universo? Se todas as almas são porções da Divindade, todos concorreram para as leis da

    Natureza; como sucede, pois, que elas murmurem sem cessar contra essas leis que são obra sua? Uma teoria não pode ser aceita como

    verdadeira senão com a cláusula de satisfazer a razão e dar conta de todos os fatos que abrange; se um só fato lhe trouxer um desmentido, é

    que não contém a verdade absoluta.
    Sob o ponto de vista moral, as conseqüências são igualmente ilógicas. Em primeiro lugar é para as almas, tal como no sistema precedente, a

    absorção num todo e a perda da individualidade. Dado que se admita, consoante a opinião de alguns panteístas, que as almas conservem

    essa individualidade, Deus deixaria de ter vontade única para ser um composto de miríades de vontades divergentes.

    Além disso, sendo cada alma parte integrante da Divindade, deixa de ser dominada por um poder superior; não incorre em responsabilidade

    por seus atos bons ou maus; soberana, não tendo interesse algum na prática do bem, ela pode praticar o mal impunemente,

    inconsequentemente em favor de forças mutáveis e instáveis.
    Demais, estes sistemas não satisfazem nem a razão nem a aspiração humanas; deles decorrem dificuldades insuperáveis, pois são

    impotentes para resolver todas as questões de fato que suscitam. O homem tem, pois, três alternativas: o nada, a absorção ou a

    individualidade da alma antes e depois da morte.

    Vc apenas escolheu a alternativa ou tentativa errada amigo, a segunda!

  16. “pessoalmente eu tenho experiência sobre fatos comprovados que existe vida após a morte SIM”

    Não vou nem comentar mais nada depois disso, tava demorando pra alguem mais sem noção do que eu aparecer por aqui… 😛 So’ mais um religioso.

  17. Meu caro amigo…
    seu texto, lá em cima, salvou minha noite, meu dia, minha vida, de tanta simplicidade, mas, ao mesmo tempo, de tanta clareza e objetividade!
    Você nem precisou ser – ou ler! – um Richard Dawkins. Você,claro, não é nem nunca será um Menckel, mas e´stá junto a eles nesse NÃO CRENÇA” E eu estou junto a eles e a ti.
    Porra!
    Nem ia beber outra cerveja neste início de madrugada de quarta-feira de cinzas – HIC!
    Mas, vou!
    Em homenagem a seu texto. E em homenagem a “grande dama de negro” – que eu, espero, demore muuuiiiitttto, ainda, a vir me visitar.
    Falei.

  18. Voltei para uns “remendos”.
    Primeiro, “cês” vão me perdoando os erros de digitação… ISSO NEM IMPORTA MESMO!
    Importa é que precisamos NÃO ter medo da morte!
    Importa é fazer frente aos VALDOMIROS, UNIVERSAIS e REACIONÁRIOS PAPAIS, TERESAS DE ‘CALCUTÁIS’que nos rondam por aí. Essas “aves de graúna da tal ‘vida eterna'” precisam de uma correição ad eternum!
    Viva la muerte!
    Evidentemente, claro, “después de mucha la vida”.

    Assino> Fábio Henrique
    [email protected]

  19. acho q vai ser sempre assunto polemico e que ninguem nunca vai ter a resposta , a não ser que alguem que ja morreu venha dizer , mas acho que isso é improvavel , o misterio permanence , qgora quando morrer voce vai saber…valeu!!!

  20. Sei lá amigão, eu concordo com vc que a morte não é tão ruim assim, acredito que todos aki na terra temos uma missão a cumprir e que só vamos morrer quando nossa meta acabar e nós não termos mais nada a fazer por esse mundo.
    Não acredito na vida após a morte pq acho que oq teremos pra fazer ou falar vai acontecer em vida e não primeiro a gente morrer pra fazer uma coisa que teria que ter feito vivo.
    Mais acredito tbm que a alma permanece em outro lugar ” sei lá” esperando o julgamento final que todos nós passaremos no fim dos tempos, falo assim por que fui criada na religião evangélica.
    Morrer é apenas uma passagem ou uma viagem pra um novo mundo pra conhecer novas coisas acho que na verdade a morte é uma segunda etapa da nossa vida que serve para a evolução do espirito

  21. RESPOSTA 4:
    Hugo qual é seu problema com a minha frase: “pessoalmente eu tenho experiência sobre fatos comprovados que existe vida após a morte SIM”, por acaso não acredita ou é um cético orgulhoso demais pra acreditar, já falei com espíritos(um até conheci um quando era vivo), se quer a prova é só se comunicar comigo, infelizmente vc não deve ter tido este privilégio, deve ser porque vive numa família um pouco afastada da realidade espírita(nada contra isso) e ninguém me tira esta experiência pessoal, nenhum cético, ateu ou richard dawkins nenhum me tira a certeza do que eu sei, VI e VEREI. Se acha que sofro de alguma ilusão escreva algo mais inteligente e mais lógico do que eu escrevi acima, ao invés de dizer que sou ‘’apenas mais um fanático e coitado religioso com ilusão na cabeça’’se não vou ser obrigado a me sentir orgulhoso, por caridade! Vc por teria algum argumento melhor do que esse?? Não sou “mais um religioso”, nem religião eu tenho, acontece que conhecimento de causa eu tenho.
    A outra resposta vai para Fabio Henrique, a questão não é “NÃO ter medo da morte!” Fábio, todo mundo tem medo da morte, que é só uma passagem para outra vida, Jesus tinha medo da morte, Hitler(ateu), gandhi, o papa e R. Dawkins(ateu) também tem, provavelmente vc foi beber de desgosto(nada contra, tbm já bebi) não foi?porque? porque a CRENÇA te irrita! E prefere seguir a modinha de ser ateu, a NÃO CRENÇA não é ter conhecimento, não é não ser otário ou ser malandro demais, é desvio materialista, eu CREIO e escrevi coisas mais úteis que vc até agora, a NÃO CRENÇA ou o ATEU, parte do princípio( idéia infantil) de que se nada dá certo é porque não existe algo que possa converter-reverter tudo isso, acontece que justiça não se faz com felicidade, é por isso que pessoas covardes ou próximo disso acham que em um mundo tão confuso só podem estar sendo enganados por um ou mais grupos, que lhes promete uma vida eterna em troca de dinheiro, há crápulas em qualquer lugar, em qualquer crença, acontece que a NÃO CRENÇA virou moda, é mais legal, é diferente ser descrente, então se acredita realmente nisso, só lhe dou um aviso: vc pode estar sendo enganado por este grupo tbm. Isso não é uma nova ordem, ser descrente é TER CRENÇA de que nada existe, o descrente tbm pode sofrer de uma grande ilusão, principalmente aqueles com idéias fúteis. E me diga: Como assim nada existe? Todos os atos, pensamentos e toda a sorte de coisas boas e até ruins são mais do que provas suficientes da existência de uma força de causa e efeito, Uma força autoral, monumentalmente esplêndida, e mecânicamente justa e poderosa. Não devemos esperar por milagres, mas o milagre natural espera que nos atentamos a sua verdadeira intenção. A mente que vive eternamente e vive supostamente por viver e por nada existir não é algo que não se mostra compatível com a realidade dos sentimentos e não condiz com a nossa própria espera pela felicidade eterna de vida, isso não tem nem a ver com a evolução que os ateus admiram tanto.
    Aquele que segundo vc lhe trouxe “salvamento á sua noite, meu dia, minha vida, de tanta simplicidade, mas, ao mesmo tempo, de tanta clareza e objetividade!” pode lhe trazer exatamente o contrário, já li Richard Dawkins e confesso que me impressionou, se não fosse por uma coisa: Ele não acredita em nada. Quem “não acredita em nada” geralmente não consegue entender o outro lado, o pensador ateísta e materialista não consegue imaginar-raciocinar em cima das questões espirituais, aceitar então nem se fale(E OLHA QUE EXISTEM PROVAS). Quero dizer que não é o meu caso, já que sou espiritualista e ainda acredito e aceito a evolução da matéria como parte da criação, sem precisar FAZER FRENTE “aos VALDOMIROS, UNIVERSAIS e REACIONÁRIOS PAPAIS, TERESAS DE ‘CALCUTÁIS’que nos rondam por aí” acontece que há muitos, milhares de VALDOMIROS, UNIVERSAIS e REACIONÁRIOS e “aves de graúna da tal ‘vida eterna’” que precisam de muita correção do outro lado tbm, com pensamentos materialistas, muitos deles passaram pela terra e fizeram muito estrago e não progrediram nada: Stálin, Mussolini, Hitler, só pra citar os melhores.
    O seu ad eternum! Não cola!
    Espero a sua resposta aqui no site, mas responda bem! tô esperando! Quero dar a resposta 5

  22. Não se turbe o vosso coração. – Credes em Deus, crede também em mim. Há muitas moradas na casa de meu Pai; se assim não fosse, já eu vo-lo teria dito, pois me vou para vos preparar o lugar. – Depois que me tenha ido e que vos houver preparado o lugar, voltarei e vos retirarei para mim, a fim de que onde eu estiver, também vós aí estejais. ( S. JOÃO, cap. XIV, vv. 1 a 3.)

    ENTÃO SE EU POSSO PECAR E ACERTAR EM OUTRA VIDA,VOU CONTINUAR PECANDO,PORQUE DE CERTA FORMA O PECADO E BOM,
    AI AO INVES DE CUIDAR DE MEUS FILHOS E MINHA VIDA,VOU VIVENDO O QUE QUERO VIVER? ACHO QUE ESTÁ ERRADO.DEUS NOS DÁ A LIBERDADE DE ESCOLHER A VIDA COERENTE COM QUE ELE QUER E NÓS SE APROVEITAMOS UM POUCO DE SUA BONDADE PARA ANDARMOS UM POUCO RELAXADO COM A MANEIRA QUE ELE QUER QUE ANDEMOS.

    JESUS DISSE.As minhas ovelhas escutam a minha voz: Eu conheço-as e elas seguem-me. Dou-lhes a vida eterna, e nem elas hão-de perecer jamais, nem ninguém as arrancará da minha mão. O que o meu Pai me deu vale mais que tudo e ninguém o pode arrancar da mão do Pai. Eu e o Pai somos Um.» (João 10, 27-30 – Evangelho de 25.4.2010, 4.º Domingo da Páscoa

    HOJE VOU PARA CASA E VER MEUS FILHOS QUE E ESPECIAL(FAZ TRATAMENTO NA AACD) E OUTRO NORMAL.

    APESAR DA CARNE TER VONTADE DE OUTRAS COISAS ,NÃO CEDO POIS POSSO CONTROLAR MEU CORPO PELO MEU PENSAMENTO.

    SÓ OS INOCENTES SERÃO CONSIDERADOS COMO INOCENTE.

    NO AGUARDO

  23. Não tem jeito, as pessoas que acreditam em religião sempre vão estar presentes. Mas pra mim é fácil, basta ignorar quando só falam e falam, se baseando em “fatos” (entre aspas mesmo, porque de fato geralmente não tem nada).

    Sobre quem acha que sabe a verdade absoluta sobre existir vida após à morte, lamento… Eu nunca fui totalmente cético, sempre acreditei que existe muita energia liberada por aí que influencia no mundo dos “vivos”. Mas acredito piamente que essas energias não tem vida própria. Não é outra vida, não tem nada haver com o que falam de vida após a morte. Lembro até de ouvir falar que na vida após a morte tem uma sociedade completa, tem até dinheiro e shoppings! Hahahaha eu rio demais com isso.

    Admiro quem consegue captar as ondas de energia que correm por aí, os chamados médiuns, namorei duas. Mas eu duvido muito que o que captam é realmente uma consciência, uma cabeça pensante. Pra mim, ainda continuo acreditando que quando morrer, vou ser presenteado com um nada e plena paz, ao invés de ir pro shopping center do céu ou pro bar do seu zé capeta. E o que eu vivi e construí vai ser refletido no resto do “mundo dos vivos”, mas por conta própria, pois são os vivos (e não a energia dos mortos) que influenciam esse mundo.

    Prefiro ser um cientista do que um espirituoso. Espirituosos tendem a inventar coisas para explicar o que não conhecem. Cientistas buscam explicar o que não se conhece se baseando em coisas concretas.

  24. Caro hugo Cisneiros

    VC NÃO ACREDITA EM VIDA ETERNA, MAS A BIBLIA DIZ QUE TEM.
    FIQUE A VONTADE COM SEUS PENSAMENTOS, QUANDO DEUS QUISER
    MANIFESTAR A VC ELE FARÁ VC ACREDITAR. ELE TEM DIREITO EM NOSSAS VIDAS POIS ELE E O CRIADOR DA MESMA

    IMAGINE VC CONSTRUIR SUA CASA E NÃO PODER MANDAR DENTRO DELA,SERIA RUIM ,CERTO?

    DEUS E DO MESMO JEITO, CONSTRUIU MAS NÃO MANDA EM VC,LIVRE ABITRIO, FAÇA BOM USO.

  25. Os livros de J.R.R. Tolkien dizem que existem elfos e dragões, mas nem por isso eles existem. Os livros do Carlos Castañeda pregam todo um xamanismo maluco, mas também isso não quer dizer que tudo seja verdade.

    lol @ achismos 😛

    “Deus” não é uma personalidade semelhante ao homem. Deixemos de ser pré-potentes, por favor.

  26. Quando dizem, não vou mas me preocupar com nada, não vou mas pensar em nada. A pronuncia do (EU) ja fala de uma existência após a morte, o eu, ou seja a alma do homen é imortal e esta alma existirá em outra dimenção, aguardando o julgamento final. E a alma será julgada de acordo com o que você escolheu emquanto viveu aqui na terra, pois todo homem tem o livre arbítrio permitido por Deus desde a sua existência aqui na terra, e você o que tens escolhido? pois você será na eternidade o que escolher aqui na terra emquanto aqui viver.

    J.M.S

  27. Vocês amigos estão muito enganados a respeito de tudo que está escrito, por acaso esqueceu quem foi que criou vocês?

    Deus é o criador de todas as coisas, e sabe porque vocês não acham significado pra nada, porque são apenas criaturas e não foram vocês mesmos que se deram vida, pense um pouco:

    Se eu te der uma invenção totalmente desconhecida, você não iria saber para que serve, nem a própia invenção saberia dizer, a não ser o próprio criador ou o manual de instruções dela, pelo contrário a invenção não saberia dizer qual o seu propósito, logo vocês vão passar geração e geração discutindo sobre o porque das coisas, nunca vão saber o porque de nada, pois foram criadas e não sabem seu propósito se não perguntarem ao seu criador DEUS.

    Uma coisa é certa: Não pense você que não irá de prestar contas da sua vida diante do Tribunal de Deus.

    2 Coríntios 5:10

    Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.

    Deixo uma ultima mensagem: Oséias 4:6

    O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.

    LEIAM A BÍBLIA!

    • @Daniel

      O que voce fala nao faz sentido algum. Se fizesse algum sentido, estariamos ainda vivendo em cavernas. O homem tem essa caracteristica: quando encontra com algo totalmente desconhecido tenta decifra-lo atraves de tentativa e metodos cientificos, e o faz com o tempo, descobre sim pra que serve, sem precisar de perguntar a criador algum. Ninguem precisa de manual, os manuais so estao ai para ajudar/encurtar o descobrimento.

      Ao apenas citar a biblia, voce nao compartilha deste fato e se torna cego. So ve o que quer (alias, so ve o que os outros querem que voce veja). Acorde um pouco e analise de forma mais critica o que esta ao seu redor. Creia na Biblia nao de forma cega, mas sim de forma analitica. Tribunal de Cristo? Nao e’ bem assim, tribunais sao invencoes modernas do homem, nao de Deus.

      Wake up.

  28. @Hugo

    Realmente você descobre sim o que se fazer com o tempo sem precisar perguntar nada a ninguém, pois existe o livre arbitrio, acha que ninguém precisa mesmo de um manual?

    Olha para esse mundo e me diz se todos nós não precisamos de alguém para nos orientar?

    Outra coisa Biblía, não preciso de Pastores para me dizer o que enxergar, pois quem revela as coisas de Deus é Deus, e quem trás o entendimento é o Espirito Santo, outra coisa as coisas de Deus são Espirituais e não carnais, quem vive na carne não entende o que Deus quer, fica cego com tudo ao seu redor, se você crê na bíblia então porque diz que estou cego em relação ao tribunal de Deus, se este tribunal está escrito na bíblia? Não entendo sua credibilidade.

    Você ainda diz que o tribunal de cristo é invenção do homem é? Ai vai as referências do Tribunal de Cristo:

    Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo” (Romanos 14:10).

    Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal” (2 Coríntios 5:10).

    Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas?(1 Corintios 6:2)

    Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.(Eclesiaste 12:14)

    De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.(Romanos 14:12)

    Existe muito mais citações meu amigo.

    Se você vê a bíblia de forma análitica então tenho um texto pra você:

    Tiago 1:23
    Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural;

    Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era.

    Se apenas lê a bíblia em forma análitica vai ficar desse jeito ai!

    A Bíblia diz que temos que respeitar a opinião de cada um, apenas estou citando algumas coisas para que a verdade venha, você não é obrigado a acreditar, se acredita ou não tanto faz, agora uma coisa é certa, perante Deus ele te fará lembrar o que tá escrito aqui!

    Malaquias 3:16 “Há um memorial diante de Deus…”.

    Apocalipse 14:6-7 diz: Chegou a hora do juízo.

    Acorde meu amigo, Deus te traga o entendimento!

  29. CARO amigos, primeiramente gostaria de lembrar-nos que o ser humano tem um tal de dizer ai que a vida nao vale a pena , QUE A VIDA NAO TEM SENTIDO, que seria melhor partir dessa vida, por favor amigos vamos parar com esse sentimento de alto piedade!
    A VERDADE É! NINQUEM QUER MORRER! ninquem quer ir para o outro lado para ver como é, sera que é bom sera que vai ter paz? eu nao sei se é bem assim.
    quem diz que gostaria de ir para outro lado deixaria que alquem tirasse sua vida ja que nao tem sentido duvido, todos que falam que querem morrer ou que a vida nao vale mais a pena é pq querem viver até o utimo minuto..
    abraço.

  30. @Itamar

    Isso aí! Ninguém precisa querer morrer mesmo. Concordo 100%. A vida é uma dádiva.

    A morte é e sempre será a nossa principal inimiga (e única verdadeira), pois a vida é o que temos de mais importante. Mas nem por isso acho que devemos temer a morte e sim encarar como um processo natural (e que a morte seja natural, ao invés de precoce).

    Abraços!

  31. @Hugo

    O pior cego é o que não quer ver.

    Deus abençoe a todos vocês do forum.

    A Bíblia é a palavra de Deus, não de homens.

  32. olha, vc ta sendo insensivel, e como ficam as pessoas que amam vc? vão ficar tristes, e também, quando vc morrer é qe piora tudo, dependendo de como vc foi em vida vc vai ou ser servo pra sempre ou queimar pra sempre.

  33. Eu sei oque o amigo quis expressar, das vezes em nossa vida vida, passamos por tantos conflitos mentais que não encontramos saída, e ai deixamos a nossa mente aberta para qualquer coisa, e por incrível que pareça, só nos vem sentimentos de tristezas, de magoas, de solidão, algumas vezes nos colocamos a pensar e agora???? é exatamente nessa hora que muitas pessoas se matam, mas não cometa essa falha, poís a palavra inspirada por Deus diz assim: nossos corpos são templos do Espirito Santo, e mas aqueles que se matam não vão aos céus, podem ter certeza que o inferno e o céu existe, se vc quer aniquilar o seu sofrimento, se o fardo está pesado demais, entregue o seu fardo ao Senhor, peça para ele ajudar em seu sofrimento, o amor de Deus é tão grande, ele te ama tanto que deu seu único filho para nos salvar e redimir, ao contrário do que muitos dizem que Deus impôs esse peso aos ombros de Jesus, o próprio Jesus já disse antes de ser crucificado por nós, eu dou a minha vida, ninguém pode tira-lá… Então um conselho se lançe aos pés do Senhor, aceite Jesus no seu coração, e o amor que o mundo não te deu, Jesus te dá…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*