Português do Brasil English
Devin no Facebook  Devin no Twitter  RSS do Site 
Linux    

at: acordando com um alarme personalizado


Comentários  3
Visualizações  
10,622

Essa é para quem quer acordar de manhã com um alarme de sua escolha! Esta técnica não é nada nova, utilizo faz alguns vários anos, mas se tornou bastante importante ultimamente devido ao meu incrível feito de desligar o alarme do celular automaticamente sem nem acordar.

O comando at no Linux faz o que chamamos de agendamento de tarefas. Apesar de que temos o crontab que faz isso muito bem, o at serve para coisas bem imediatas. Enquanto no crontab você programa as tarefas para serem executadas em um certo período, com o at você procura para algo ser executado uma vez e pronto.

O que vamos fazer aqui é fazer o at tocar uma música de nossa escolha em um certo horário.

Antes de mais nada, você vai precisar verificar se o daemon atd está sendo executado, ele é necessário para verificar o que está agendado e executar na hora certa. A grande maioria das distribuições Linux já vem com ele habilitado por padrão, mas não custa verificar:

$ ps ax | grep atd
 2856 ?        Ss     0:00 /usr/sbin/atd

Ok, agora que ele está rodando, precisamos de um tocador de sons. Utilize o mpg321 para tocar .ogg, o ogg123 para tocar .ogg, ou o comando play (do pacote sox) para tocar .wav.

Agora vamos ao que interessa! Eu tenho aqui uma música do James Bond (é, hoje decidi acordar um espião) e vou agendá-la para tocar as 06:30, pois tenho que ir para a faculdade:

$ cd /home/eitch/musica/jamesbond
$ at 06:30
warning: commands will be executed using /bin/sh
at> mpg321 theme.mp3
at> (APERTO CTRL+D)
job 8 at Fri Sep 19 06:30:00 2008

Pronto, quando chegar às 06:30 da manhã, o at vai executar o comando “mpg321 theme.mp3″, no diretório /home/eitch/musica/jamesbond. Não esqueça de aumentar o volume do som para que você ouça a música à todo vapor! Se você tiver problemas em acordar, além de deixar o volume alto, trave também seu sistema, ou quem sabe desconecte o teclado e/ou mouse antes de dormir.

Para listar o que foi agendado, utilize o comando atq (ou at -l):

$ atq
8       Fri Sep 19 06:30:00 2008 a hugo

Repare que o número que vem primeiro na linha significa o número único da tarefa. Se você agendar mais coisas, cada ação vai ter seu número correspondente. Se por acaso eu mudei de idéia quanto a música, posso remover esta tarefa com o comando atrm, utilizando o número de identificação:

$ atrm 8

Bem, é isso! Agora deixe-me ver, será que eu acordo um espião com a música do James Bond ou eu acordo pirata com músicas do Running Wild…


Comentários  3
Visualizações  
10,622


TagsLeia também

Apaixonado por Linux e administração de sistemas. Viciado em Internet, servidores, e em passar conhecimento. Idealizador do Devin, tem como meta aprender e ensinar muito Linux, o que ele vem fazendo desde 1997 :-)


Leia também



Comentários

3 respostas para “at: acordando com um alarme personalizado”

  1. Jefferson Romano disse:

    Bom, entendi sobre o despertador, mas em relação à máquina, o estabilizador precisa estar ligado e nada mais?

    Como funciona esses comando at?

  2. O computador e o sistema devem estar ligados e funcionando…

  3. A maioria das placas mãe modernas conta com recurso de ligar automáticamente em horário programado pela bios.

    Faça a máquina ligar 30 hora antes do comando programado, acho que isso resolve o problema.

    Aqui em casa eu programo para desligar 1 hora da manhã, e programo para ligar 6:30 como estou dormindo no período economizo luz.

Deixe uma resposta